2006/09/26

Rua do Outeiro


A Junta de Freguesia de Ruivães vai celebrar com a Câmara Municipal, um protocolo no valor de 35 mil euros, destinados à primeira fase das obras na Rua do Outeiro.
Na minha opinião, seria de todo o interesse negociar com o Eng. Fernando Pimenta a cedencia de uma faixa de terreno para o dominio público na parte mais estreita com vista a puderem passar dois carros e assim criar um acesso mais condigno a essa parte da freguesia.

2006/09/22

ESCOLA DE MUSICA DE RUIVÃES

Escola de Música de Ruivães - V.N. de Famalicão
Curso de música foi um sucesso
Há quem não acredite em coincidencias, mas um facto é que no seguimento do post anterior sobre a antiga e presgitiada bando de música "Os Paivas" segue-se um artigo sobre a escola de música que funciona nas instalações da Junta de Freguesia e que por sinal tem tido bastante sucesso. A Escola de Música de Ruivães ( V.N. de Famalicão), criada há um ano, organizou o seu primeiro curso de aperfeiçoamento, nos dias 10 e 11 de Abril, no qual participaram perto de 70 alunos, oriundos dos concelhos de Braga, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Felgueiras, Ponte de Lima, Porto, Lamego e Guimarães. Um curso onde estiveram alunos com quatro meses de aulas até ao nível superior, representando 20 escolas de música.Susana Azevedo, coordenadora de Escola de Música de Ruivães diz que este curso foi organizado “para incentivar os alunos a conhecerem novos métodos, novos professores e começarem a entrar na realidade do mundo da música”.“Os alunos aderiram e deliraram com o curso! O ambiente proporcionado pela organização, pelos professores e alunos foi fantástico. Todos querem repetir o evento; mas com mais dias: 4 a 5 dias”, acrescenta.A organização teve o patrocínio, além de entidades privadas, da Junta de Freguesia, Associação de Pais da Escola Eb1 e Centro Social e Paroquial de Ruivães.O curso de aperfeiçoamento abrangeu vários instrumentos e professores qualificados: piano - Paula Macedo; violino - Carla Nunes; guitarra - Jorge Casimiro; flauta transversal - Gil Magalhães; clarinete - Carlos Ferreira; saxofone - Gilberto Bernardes; e trompete - Vasco Faria.Estes professores, durante o curso, deram um concerto com música de vários estilos, desde o clássico, passando pelo romântico, até ao contemporâneo. No último dia, os alunos também se apresentaram em concerto com várias formações desde instrumentos a solo, piano a 4 mãos, ensemble de clarinetes, saxofones, trompetes e flautas.A Escola de Música de Ruivães conta com cerca de 15 alunos, onde se lecciona flauta transversal, violino, piano, trompete, guitarra e formação musical. Susana Azevedo quer “construir uma escola com nível e qualidade liderando um bom ambiente, onde a vontade de fazer música é fundamental”.

2006/09/13

Banda de Musica "Os Paivas"



Pintura exibida em Ceide, no Centro de Estudos Camilianos. É acompanhada de um excerto retirado de "Aquela casa triste", onde é realçada a qualidade da banda de musica "Os Paivas", comparativamente a outras.

A visitar e a lêr.

2006/09/04

Casa do Areeiro





É uma das casas mais antigas da freguesia e ao que parece trás consigo uma história com aspectos trágicos.
Tal história é-nos relatada por Camilo Castelo Branco, no conto/narrativa "aquela casa triste" - noites de insónia. Nesse livro é-nos feito uma descrição de Ruivães, ao estilo de Camilo, como aliás só ele sabia fazer e nesse sentido retirando a visão romanceada, muito fica acerca da história da casa e de Ruivães. Um livro obrigatório.
A pintura que aqui se encontra exibida é da autoria de Miguel Stadler e está exposta no centro de estudos camilianos, na exposição "Camilo em Vila Nova", até final do ano. O comentário é uma passagem de "aquela casa triste".

2006/09/01

CAPELA DO CALVÁRIO


"A sua construção deve ser anterior à da Igreja Paroquial. Estava integrada num espaço particular, pertença da família dos Araújo, que habitavam na casa do Outeiro. Anos mais tarde, a capela seria doada à freguesia, tendo o senhor Manuel Paiva Macedo, mandado construir uma escadaria.
A partir do momento em que se festeja a festa dos Passos em Ruivães, houve necessidade de erguer um local onde se guardasse o Senhor dos Passos. A freguesia, viu-se então obrigada a construir lateralmente à capela um local para esse fim."