2006/11/29

LOTEAMENTO DE REBORDELO


Muito se tem falado, (por vezes nem sempre da maneira mais acertada) ao longo dos anos acerca deste importante projecto para a freguesia de Ruivães. Actualmente todo este processo parece estar preso em recursos judiciais que empreiteiros concorrentes interpuseram para Tribunal por não concordarem com a adjudicação da obra feita pela Camara Municipal de V.N. de Famalicão.
No entanto nada melhor que consultar o seguinte endereço oficial;

2006/11/28

SABE ONDE FICA?


139 ANOS
Esta pedra encontra-se na freguesia de Ruivães a indicar a data da realização de uma obra municipal, à qualquer coisa como 139 anos...
Sabe onde fica?

2006/11/26

ADOLFO CASAIS MONTEIRO


Nasceu no Porto, a 4 de Julho de 1908.
Poeta, ensaísta, crítico e professor, frequentou a Faculdade de Letras e licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas.
Participou na direcção das revistas A Águia e Presença.
Foi professor do ensino secundário no Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto, carreira que durou apenas três anos, interrompida por motivos políticos.
Casado com Alice Gomes, professora do Instituto Normal Primário. Pedagoga, estreou-se nas letras pelo final dos anos vinte, tendo organizado, em 1955, a antologia Poesia Para a Infância. Traduziu o Principezinho de Saint-Exupery e dedicou-se, depois de 1967, exclusivamente à literatura infantil. Fundadora e dinamizadora da Associação Portuguesa para a Educação pela Arte, desenvolveu, através dessa Associação, diversos projectos pedagógicos justamente considerados pioneiros
Exilou-se no Brasil, em 1954, após imensas dificuldades criadas pelo regime de Salazar. Aí desenvolveu intensa actividade no domínio do ensino universitário.
Morreu em 1972, em São Paulo. A sua genialidade e criatividade fez com que se tornasse uma figura incontornavel da cultura portuguesa a que nunca deram o devido e merecido valor.
A sua ligação a Ruivães foi forte, tendo aqui passado grandes períodos da sua vida, nomeadamente nas férias, uma vez que os seus pais foram proprietários da quinta que vai de “numães até ao paço”.
O nome da freguesia de Ruivães figura no prefácio que escreveu para a edição de “versos”(1944), bem como em “poesias completas”(1943) e na “antologia de autores famalicenses” (1998), pag. 441.
Nota: Agradeço a preciosa colaboração para este post, do ilustre ruivanenses, Sr. José Oliveira

2006/11/23

JANTAR DO RUIVANENSE AC

Dia 8 de Dezembro, pelas 20.00h
na Quinta do Monte em Oliveira Santa Maria.
Preço €30.
Confirmações até 4/12; Macedo´s 252 992 435 ;
António Cardoso 965 810 189; Joaquim Macedo 917 208 078

2006/11/21

Jogos Florais Prof. Lopes Correia

"José Afonso Bastos, da freguesia de Ruivães, foi o grande vencedor do XIX concurso Jogos Florais de Vila Nova de Famalicão / VII Jogos Florais Prof. Lopes Correia 2006, promovido pelo departamento de Educação e Cultura da autarquia famalicense.O desafio subordinado ao tema “Tenho Asas p’ra voar” distinguiu com o primeiro prémio a quadra popular “Sou gaivota deste mar; ora belo, ora medonho; tenho asas p’ra voar; vou na vida atrás do sonho!”. O vencedor recebeu o valor pecuniário de 350 euros" in site oficial da CM de V.N. de Famalicão

2006/11/15

Ruivanense AC dá mais um passo fundamental


O regulamento interno do Ruivanense AC, aprovado em Assembleia Geral do dia 18 de Fevereiro de 2006, foi publicado em Diário da República no passado dia 8 de Novembro.
Com este acto o RAC deu mais um passo importante na reestruturação, modernização e credibilização desta importante associação desportiva, cultural e recreativa.
Parabéns à direcção e ao seu presidente.