2006/12/27

Sessão da Assembleia de Freguesia


No dia 28 de Dezembro, pelas 21.00 horas, está marcada mais uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Ruivães.
Na ordem de trabalhos constam dois pontos, sendo o primeiro, as informações do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e o segundo, a apresentação, discussão e votação do plano de actividades e orçamento para 2007.
Como sempre esta sessão é aberta ao público, que poderá tratar assuntos do seu interesse no periodo próprio, ou seja, no periodo depois da ordem do dia.

2006/12/14

Anuncio de Rebordelo


Decidi colocar este anuncio que esteve bastante tempo colocado na freguesia e que devido ao mau tempo acabou por cair, porque no seguimento do post que coloquei no dia 12, foi hoje noticiado no jornal "Cidade Hoje", que "depois de muitos recuos, devido a um processo judicial a que a Câmara Municipal de Famalicão é alheia foi dado um passo em frente neste projecto"
Por proposta do Vereador do Pelouro de habitação e Familia, Jorge Paulo Oliveira, a Câmara deliberou declarar sem efeito a adjudicação da obra à firma "Manuel da Costa Amaro" e adjudica-la à empresa construtora Dacop pelo valor de 1.039.873.60.
A obra poderá avançar no segundo trimestre de 2007 e acabar um ano depois.
Ora isto são boas noticias para Ruivães.

2006/12/13

SABE QUEM É?

É sem qualquer sombra de duvida uma figura incontornável da história de Ruivães.
Foi um grande ruivanense que ficou não apenas na história de Ruivães, mas do concelho e mesmo do país, pelas atitudes de "humanista e amigo dos pobres" que demonstrou e assim o notabilizou!
Brevemente colocarei aqui a biografia completa desta ilustre figura.
Por enquanto fica o repto e uma dica; quando faleceu o seu primo era o então Presidente da República!!

2006/12/12

Novidades acerca do loteamento de Rebordelo

Inserido no programa municipal “Mudar de Casa, Mudar de Vida”, na sua vertente de infra-estruturação de terrenos para futura venda e promoção directa de habitação, o loteamento habitacional para a denominada «Quinta de Rebordelo» na freguesia de Ruivães, ocupando uma área de 60.000 m2, contempla a infra-estruturação de 73 lotes, destinados à construção de 70 moradias unifamiliares isoladas e 3 edifícios multifamiliares.
Não obstante ter sido, por deliberação camarária de 16 de Agosto de 2005, aprovada a proposta de adjudicação da empreitada à firma Manuel da Costa Amaro & Cª, Lda., pelo valor de 947.595,93 € + IVA, a mesma tem sido objecto de inúmeros incidentes, alheios à vontade da autarquia, que têm condicionado o arranque desta importante obra.Assim, anda no âmbito do respectivo concurso, uma das firmas excluídas interpôs recurso hierárquico da deliberação da Comissão de Abertura do Concurso proferida no acto público, que excluiu a sua proposta, recurso que por deliberação camarário de 27 de Julho de 2005, haveria por unanimidade de ser indeferido.Seguiu-se uma acção junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, solicitando a anulação daquela deliberação (25 de Agosto de 2005) e uma providência cautelar para suspensão da eficácia daquele acto administrativo (7 de Setembro de 2005).
Ambos os pedidos haveriam de ser indeferidos em 27 de Outubro de 2005, pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. Interposto recurso desta decisão, em 26 de Janeiro de 2006, em Acórdão do Tribunal Central Administrativo Norte, foi mantida a decisão de indeferimento do pedido de anulação, e devolvido o processo administrativo à autarquia em 05 de Abril de 2006.
Ultrapassada esta fase, a firma adjudicatária viria alegar a impossibilidade financeira de cumprir os termos do contrato de empreitada, não comparecendo no dia e hora para a sua outorga.Em face disto deliberou o executivo camarário por unanimidade, na sua reunião da passada quarta-feira, 06 de Dezembro, declarar sem efeito a adjudicação da empreitada à firma Manuel da Costa Amaro & C.ª, Lda. e adjudicar à firma DACOP, Construções e Obras Públicas, SA, a aludida empreitada pelo valor de 1.039.873,60 € + IVA, se no decorrer da Audiência Prévia, não se verificar nenhuma objecção por parte dos demais concorrentes.
Há muito desejado e reclamado por sucessivos executivos autárquicos locais, este investimento camarário, além de suprir manifestas carências habitacionais a preços mais económicos na freguesia de Ruivães, em parte devido há baixa oferta de terrenos urbanizáveis, permitirá o aparecimento de uma nova comunidade, num espaço dotado de qualidade de vida e integrado paisagísticamente de forma excepcional. Com a sua concretização as acessibilidades locais já existentes na imediação daquele empreendimento serão objecto de melhorias significativas, o mesmo se verificando em matéria da rede de abastecimento de água e saneamento.

in; jorgepaulooliveira.blogspot.com

2006/12/09

13º Jantar de amigos do RAC







Realizou-se ontem no emprrendimento turistico "Quinta do Monte" o 13º jantar de amigos do Ruivanense Atlético Clube.
Foram cerca de 180 pessoas, entre sócios, simpatizantes e dirigentes que num convivio saudável se reuniram para apoiar esta importante associação de Ruivães.
Uma nota de relevo foi a presença do Vereador do desporto, Dr. Jorge Paulo Oliveira, que na sua primeira intervenção enquanto responsável pelo pelouro do desporto enalteceu a força e o dinamismo deste clube, que conseguiu à sua custa construir um excelente patrimonio para a pratica desportiva.

2006/12/07

Orçamento da Camara Municipal para 2007


O orçamento da Camara Munipal de V.N. de Famalicão para 2007, recentemente aprovado prevê investimentos em obras na freguesia de Ruivães, concretamente na;
  • Rede Abastecimento de Água a Bente, Landim e Ruivães;
  • Na Pavimentação EM 573 (Ruivães, Novais, Delães e Oliveira S. Mateus)

Esta informação pode ser consultada no seguinte endereço;

www.cm-vnfamalicao.pt/noticias/desenv_noticias.php?ntid=1655

OUTRO ANUNCIO

2006/12/06

ANUNCIO

A partir de hoje irei aqui colocar anuncios que existem espalhados um pouco por toda a freguesia! Será interessante avaliar a sua finalidade, bem como relembrar os seus objectivos num espaço de tempo mais alargado, ou seja, ao fim de uns anos.
Aqui vão ficando aqueles que acho terem interesse!