2007/01/31

Ruivães na obra de Camilo



Existem realmente pessoas que fazem a diferença. O Sr. José Oliveira (Oliveira Bente) é um dos poucos ruivanenses que realmente se interessa pelo que é seu, ou seja, as suas origens, a terra que o viu nascer! Enquanto muitos dela desdenham, este homem, apesar da distância, (vive na área metropolitana do Porto) sempre por ela se interessou e lutou para que evoluísse. Inclusive chegou a pagar do seu bolso obras efectuadas no património da freguesia, no património de todos os ruivanenses.
Além disso, é com toda a certeza, o único ruivanense que no plano cultural procurou catapultar Ruivães para paragens por onde nunca antes ninguém se interessou, ou seja a sua relevância e importância história.

Exemplo disso, é o excelente livro que em cima se exibe. Para mim é indubitavelmente uma referência incontornável no plano histórico/cultural de Ruivães, que ninguém até hoje lhe deu a indispensável e merecida importância.
Nesse sentido, aqui fica o meu humilde contributo para a enaltecer e divulgar!

2007/01/24

Voo de Pássaro

"Oliveira Bente nasceu em 14 de Junho de 1920, sendo natural de Ruivães.
Foi um dos assíduos colaboradores do Estrela do Minho nas décadas de trinta e quarenta, na colaboração poética, na recepção bibliográfica e nas crónicas literárias. Foi preso pela PIDE devido aos seus escritos de cariz político. Publicou, para além da antologia poética Voo de Pássaro, mais dois trabalhos: Combate e Ruivães na Obra de Camilo."
www.penaperfeita.com/livros/lvr_0513.php
É com grande satisfação que aqui coloco este post acerca da ultima obra do meu amigo e grande ruivanense, Sr. José Oliveira. Tive a honra de através de convite pessoal estar presente no lançamento desta excelente antologia poética no dia 07/10/2005 no Centro de Estudos Camilianos.(Não fosse o autor um grande admirador de Camilo Castelo Branco)
Termino, citando Oliveira Bente na sua notavel obra "Ruivães na Obra de Camilo";
"Este singelo trabalho foi agora refundido e aqui o apresento como homenagem à terra que me viu nascer e ainda como modesta achega à vasta bibliografia sobre o escritor que a minha juventude mais amou"

2007/01/20

Casa Museu de Camilo Castelo Branco



Os timidos visitantes deste blog, podem ficar algo surpreendidos com este post. A primeira surpresa é que lhes estou a chamar timidos... e porquê? porque apesar de por cá passarem, não fazem muitos comentários!

A segunda surpresa que podem ter, é falar da Casa Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide. Ora apesar de à primeira vista não ter nada a ver com Ruivães, tem muito, ou seja, como devem estar fartos de saber Camilo Castelo Branco falou muito de Ruivães em muitas das suas obras, a que já fiz referência neste blog e só por isso vale a pena. Depois porque fica apenas a uns 3 Klm de Ruivães e mais importante, gosto muito de Camilo...

Já agora fica um conselho, em vez de estarem a ver televisão,dormir, etc., passem por lá, que não vão dar o tempo como perdido e sempre aprendem alguma coisa com interesse.

2007/01/17

Noticia do "Opinião Pública"


A noticia que em cima se reproduz, foi publicada no semanário "Opinião Pública" de 12 de Janeiro e inclui uma pequena entrevista feita ao Presidente da Junta de Freguesia acerca do Plano e Orçamento para 2007.

2007/01/15

Independentes pelo não

Este post nada tem a ver com Ruivães, pelo menos de forma directa como todos os anteriores que cá coloquei. No entanto, também Ruivães e a sua população vai ser chamada a votar no referendo à despenalização do aborto até às 10 semanas. Muitas são as opiniões e as sensibilidades que se reúnem em torno deste tema. Não é fácil afirmar de forma peremptória quem tem ou não tem razão, quem está certo ou errado. Creio que esta questão é maior que qualquer luta ou trica partidária, é uma questão de consciência e de valoração de um bem tão precioso como é a vida humana.
Para mim, a vida humana não tem fases ou estádios mais ou menos importantes, porque desde que esta se inicia não deve ser interrompida, a não ser nos casos que a actual Lei prevê, má formação do feto, perigo para a vida da mãe, violação. Por isso e por achar ser esclarecedor, aderi sem qualquer incerteza a este movimento pelo não.
Um movimento independente que quer esclarecer as dúvidas de quem ainda não tem uma opinião formada e fundamentada acerca desta problemática e que considera importante que o debate em torno do aborto em Portugal seja sereno, sério e sem demagogia.
Aconselho a visitarem o site

2007/01/13

Extensão de Saúde de Ruivães


Sem querer entrar em questões ou considerandos politicos, parece que a freguesia de Ruivães vai perder esta importante valencia ao serviço dos ruivanenses e não só.
Na minha opinião se isso acontecer, é uma enorme perda que vai prejudicar muita gente, mas efectivamente todas as orientações que chegam dos responsaveis apontam nesse sentido. No entanto resta a esperança que assim não seja... a vêr vamos!

2007/01/09

Capela de Santa Rita

Eis mais uma peça importante do património da freguesia de Ruivães, a capela de Santa Rita. A exemplo da capela da Quinta da Carvalheira é privada e pouco ou nenhum uso é dado, ou permitido dar, à população em geral.
Sinceramente nada mais sei acerca desta capela a não ser o que mencionei.
Faço aqui um apelo a alguem que saiba para aqui deixar essa informação, porque é importante partilhar esse conhecimento e assim dar a conhecer um pouco mais da história de Ruivães e concretamente do seu património.

2007/01/05

Noticia do "POVO FAMALICENSE"


Esta é uma noticia do semanário "O Povo Famalicense", que relata aquilo que de mais importante se passou na ultima sessão da Assembleia de Freguesia de Ruivães. Nesta sessão foi aprovado o orçamento (Plano de Actividades e Orçamento) com que a Junta de Freguesia prevê governar Ruivães no ano de 2007.

2007/01/03

Capela da Quinta da Carvalheira

Esta é uma capela que é parte integrante do património religioso e cultural da freguesia de Ruivães. Apesar de ser uma capela privada, está localizada num dos centros da freguesia muito junto da Igreja Matriz, o que faz com que esteja muito bem localizada. No entanto, é pena que esteja fechada todo o ano, tornando quase impossivel a sua visita e necessária contemplação.
Na esperança de mudar esta situação, deixo aqui um apelo ao proprietário, Eng. Fernando Pimenta e ao pároco da freguesia Pd. Domingos Carneiro, no sentido de tornarem possivel que tão belo edificio faça, de agora em diante, parte dos atractivos de Ruivães, bem como, dos habitos religiosos da freguesia. Fica a sugestão, haja boa vontade!