2007/02/24

Acesso na Igreja Matriz


Achei interessante colocar no Ruivães Visivel esta foto, porque, quando se mostra a Igreja é sempre exibido o seu frontespicio.
Nesse sentido e contrariando a regra, achei curioso mostrar este acesso exterior para o coro bem como para a torre.
Além desse motivo existe outro, que é o do granito extremamente gasto daquelas sinuosas escadas, que ao descer metem um bocadinho de aflição...
Uma outra coisa que acho peculiar é a existencia de uma minuscula caixa de avisos (por sinal inexistentes) naquele sitio!

2007/02/20

Urbanização da Senra


Num dos meus passeios pela freguesia, verifiquei num empreendimento que se está a fazer no cimo da Rua de Numães. Fiquei surpreendido, porque já está numa fase bastante avançada e sinceramente nunca o tinha visto.

Perante isso decidi colocar aqui a existencia desse empreendimento, não por ter algo a ver com ele, mas tão só para o publicitar em 1ª mão, (porque creio que dentro em breve o construtor deve fazê-lo exaustivamente), uma vez que tanta gente se queixa que em Ruivães não existe sitio onde se construir e assim se vê obrigada a saír da terrinha, aqui fica a oportunidade de um eventual regresso. E a julgar pelo anuncio que se exibe e pelo sitio calmo que é, julgo tratar-se de uma oportunidade interessante.

Com este post espero que muitos ruivanenses possam pelo menos, pensar na hipotese de investir numa casa em Ruivães. Se não for aqui, que seja em Rebordelo!

2007/02/18

Anuncios recentes



No seguimento do post anterior, aqui ficam mais dois anuncios ou outdoors, como quiserem, relativos às obras que brevemente se irão realizar nas duas estradas municipais que se cruzam e atravessam Ruivães.
As obras ficam para o futuro, estes anuncios para a posteridade...

2007/02/16

Melhorias na rede viária em Ruivães

Foram recentemente adjudicadas duas grandes obras pela CM de VN de Famalicão, relativas á rede viária, que têm directamente a ver com Ruivães.
Estas obras, irão incidir sobre a Estrada Municipal 573 (4ªfase), entre a freguesia de Ruivães (Campo de Futebol do Ruivanense Atlético Clube) e Oliveira S. Mateus, numa extensão perto de quatro quilómetros que prevê a reconstrução do traçado desde Ruivães, passando por Novais, Delães e Oliveira S. Mateus, junto ao complexo de piscinas municipais. Esta obra implica a repavimentação, a execução de passeios e da rede de águas pluviais, entre outras intervenções
A outra obra é na EM 510 que foi adjudicada à empresa José Moreira Fernandes & Filhos.
A reconstrução da EM 510 prevê uma frente de obras desde a freguesia de Vermoim (junto à estrada nacional nº 206), passando pelas freguesias de Castelões, Ruivães, Bente, Landim.

Ora isto são excelentes noticias para Ruivães, que num pequeno espaço de tempo vê as duas principais vias de acesso e que atravessam a freguesia, fortemente melhoradas, fazendo com que Ruivães tenha excelentes acessos e necessariamente uma melhor qualidade de vida.
Clique aqui para mais informações
Foto; C.M. de VN de Famalicão

2007/02/12

Resultados do Referendo de 11 de Fevereiro

Os resultados do referendo realizado a 11 de Fevereiro de 2007 na freguesia de Ruivães foram os seguintes;
Votantes; 910 (de 1970) o que corresponde a 46.19%
Abstenção; 53.81%
Sim; 512 Votos - 56.26%
Não; 387 Votos - 42.53%

Esta informação pode ser consultada no endereço oficial da CNE

2007/02/07

Curiosidades...



Aqui fica demonstrado que efectivamente existem locais com o mesmo nome, o que à primeira vista, para os menos atentos, pode levar a certas confusões.
Esta freguesia Ruivães cujo brasão é em cima exibido, pertence ao concelho de Vieira do Minho, tambem no distrito de Braga, tem 31,26 km² de área e apenas 931 habitantes de acordo com os ultimos censos, ou seja, bastante maior em tamanho mas com menos população, que a nossa Ruivães.
No entanto parece ser muito rica e interessante a sua história, nomeadamente, na parte em que foi palco de acesas lutas entre liberais e miguelistas. Tem magnificas paisagens, com sitios fantasticos... então na Serra da Cabreira a paisagem assume um caracter fenomenal. Infelizmente, ainda não a conheço, mas o mais brevemente possivel irei a Ruivães...
Curioso, é o facto de o nome desta terra me levar a pensar, que talvez a origem que é dada para o nome da nossa Ruivães não seja bem aquele que se pensa... Vou tentar saber!
Na presente data, uma outra semelhança que encontro entre estas duas terras, é o site da Junta de Freguesia estar encerrado para obras, o que nos impede de saber um pouco mais do seu quotidiano...
Mas ainda bem que existe este local que nos mostra muito bem Ruivães de Vieira do Minho. Visitem e depois façam o favor de dizer qualquer coisinha...

2007/02/03

Procissão dos Passos


È a primeira referencia que faço a um evento religioso neste espaço dedicado a Ruivães. E creio que o faço da melhor maneira, uma vez que é um evento que atrai centenas de pessoas a Ruivães, para ver esta grandiosa procissão que se realiza desde a Igreja Matriz até à capela do calvário.
Aqui fica o anuncio e o convite para quem gostar. Depois só em 2009.

2007/02/01

Por várias freguesias


Apesar de Ruivães não ter nenhum restaurante que participe na quinzena gastronomica este é um evento interessante que evidencia a cozinha minhota e os seus principais pratos.
Como nota final, realço que existem restaurantes participantes bem perto de Ruivães e que se calhar convém lá dar um salto e provar as suas especialidades... Vêr aqui todos os participantes.