2007/04/27

Obras Públicas





É meu objectivo neste blog relatar o que se passa de mais significativo na freguesia de Ruivães e nesse sentido não poderia deixar de comentar o facto de a freguesia de Ruivães estar actualmente transformada num autentico "estaleiro" devido às obras que se estão a levar a cabo um pouco por toda a freguesia. Estão a ser construidas as infra-estruturas para a rede de abastecimento de água pública, bem como para o saneamento básico em vários locais, que vão desde a Rua do Prado, Rua da Aldeia Nova de Baixo, Avenida da Liberdade, Rua Domingos Monteiro, Avenida Central, bem como na Avenida 25 de Abril, Rua do Outeiro etc.

Apesar de causar alguns transtornos são obras fundamentais para o desenvolvimento de Ruivães e para aumentar a qualidade de vida de todos os ruivanenses.

2007/04/20

Sessão da Assembleia de Freguesia de Abril

No dia 26 de Abril, pelas 21h00, no Salão Nobre da sede da Junta de Freguesia de Ruivães realiza-se mais uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Ruivães.
Nesta sessão fazem parte da ordem do dia dois pontos, que são as informações do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e a apresentação discussão e votação das contas de gerência relativas ao ano 2006.
Relembro que estas sessões da Assembleia de Freguesia são públicas.

2007/04/16

Padre Avelino Pereira da Costa



Nasceu em Ruivães, a 8 de Julho de 1913 e faleceu a 10 de Outubro de 1991, e foi uma figura marcante da freguesia de Ruivães do Seculo XX.
Começou os seus estudos no seminário secular de Braga, transferindo-se depois para os Missionários do Espírito Santo, onde se ordenou aos 28 anos em 28/09/1941 em Viana do Castelo.


Rezou a Missa nova na sua freguesia Natal em 05/10/1941.Do seu percurso destaca-se a sua actividade de professor no Seminário Espiritano de Fraião em Braga.
Foi Conselheiro Geral da Congregação do Espírito Santo, onde viveu 4 anos em Paris e 

5 anos em Roma, entre 1961 a 1970.

Foi ainda administrador da Arquidiocese de Luanda e do Jornal “Apostolado” de Angola de 1970 a 1975.

Alternando a sua última vivência entre Fraião (Braga) e Ruivães, exerceu as suas funções sacerdotais na sua terra natal, auxiliando o pároco e dando assistência assídua à vizinha freguesia de S. Simão de Novais, onde foi sempre muito acarinhado pelo povo desta terra.


Agradeço mais uma vez a prestimosa colaboração do Sr. José Oliveira para a elaboração deste post.



2007/04/12

Fontanário da Rotunda

Neste local onde hoje existe o fontanário que em cima se exibe, foi durante anos, arrisco dizer, séculos, um local alagadiço, onde se juntavam as águas provenientes da nascente localizada uns bons metros acima de nome “Fontegil”, onde existe um outro fontanário, por isso este local sempre foi conhecido como a “Poça da Igreja”.
Foi em 2003 que se criou o “Fontanário da Rotunda”, tendo sido na minha opinião, uma excelente oportunidade para transformar um lugar desagradável e indiferente, sem qualquer utilidade, num local muito bonito, enquadrado com a nova área envolvente criada, nomeadamente a Av. Eng. Álvaro Pimenta e rotunda Eng. Fernando Pimenta, bem como construções que aí perto foram edificadas.
O novo fontanário serve assim, para os ruivanenses e não só, se abastecerem de uma água potável de muito boa qualidade bem como para usufruirem do local utilizando as mesas aí colocadas.
Como nota final é da mais elementar justiça referir que esta obra foi oferecida à freguesia pela família Pimenta.

2007/04/04

Noticia do "Opinião Pública"


No semanário regional, "Opiniao Pública", distribuido hoje é publicada a noticia que em cima se exibe acerca do Ruivanense Atlético Clube, além de um excerto de uma entrevista dada à Rádio Digital pelos dirigentes do clube, onde são pedidos mais apoios para o RAC, chegando a ser dito pelo presidente da direcção, Joaquim Macedo, que o Ruivanense "é o clube mais representativo do concelho em termos estruturais, logo atrás do Ribeirão"

2007/04/03

Angariação de Fundos do RAC

Sob o lema formar é crescer o Ruivanense Atlético Clube está a fazer um sorteio de Páscoa, com vista a angariar fundos para a manutenção das suas actividades desportivas.
É importante ajudar.