2008/01/24

Pavilhão Municipal

"A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão inaugura no próximo sábado, dia 26, pelas 11h00, o Pavilhão Municipal “Terras de Vermoim”, uma infra-estrutura que vai servir dez freguesias da zona nascente do concelho.
A estrutura é constituída por um campo para futsal, ou três campos transversais para utilização simultânea de modalidades como o andebol, basquetebol e voleibol entre outros; ginásio, balneários, salas de apoio a professores ou monitores, gabinete médico, secretaria e sanitários. Os espaços destinados ao público são a bancada com capacidade para 393 lugares sentados, incluindo três lugares para deficientes, cafetaria, bilheteira, sanitários, átrio, entre outros.
O Pavilhão Gimnodesportivo irá servir directamente as freguesias de Vermoim, Mogege, Pousada de Saramagos, Requião, Ruivães, Joane, Castelões, Telhado, Vale S. Cosme e Vale S. Martinho."

2008/01/19

RAC - vocação para a formação

A imagem que em cima se exibe é um exemplo e mais uma prova da vocação para a formação de jovens atletas por parte do Ruivanense AC. Neste torneio para iniciados realizado em 1998, onde participaram grandes equipas como o Boavista FC, Celta de Vigo, S.C. de Braga, Vitória de Guimarães, o extinto Salgueiros e o F.C. de Famalicão, o RAC tambem esteve presente.

2008/01/16

Um e-mail

"Sr Davide Miranda
Em primeiro quero agradece-te, pelo Ruivães Visível porque é com grande
prazer que eu o visito.
Principalmente quando se esta viver fora de RUIVÃES com eu, estou na Suíça (Genève)
é bom estar informado da sua terra o teu (Ruivães Visível ) danos tudo isso e muito mais
como ruivanense um muito Obrigado Paulo Azevedo (Irmão do Zè Carlos )
Bom Ano 2008
Para todos RUIVANENSES"

Caro Paulo além de muito agradecido pelas simpaticas e incentivadoras palavras do e-mail que me enviou, fico muito feliz por saber que o Ruivães Visivel consegue atingir um dos objectivos para o qual foi criado, ou seja, informar e dar a conhecer noticias de Ruivães, nomeadamente para aqueles que como o Paulo estão longe da sua terra. Um abraço e continue a enviar as suas sugestões, para criar um blogue cada vez mais completo e ao gosto de todos os ruivanenses.


2008/01/12

Ontem e hoje


Alguns anos afastam estas duas fotografias. É interessante ver as diferenças, por isso lanço um desafio, quem tiver fotografias antigas de qualquer local de Ruivães e as quiser aqui publicadas, faça o favor de entrar em contacto para o endereço de correio electrónico que consta no blogue. Desde já os meus agradecimentos.

2008/01/10

Património em azulejo II

No Fontanário da Cova, construido em 2004, consta este magnifico trabalho que reflete o património da freguesia, neste caso, a capela de Santa Rita. Juntamente com os outros dois trabalhos que estão no fontanário da Rotunda Eng. Fernando Pimenta, são exibidas a todos os ruivaneneses e não só, peças de azulejo - uma arte muito antiga - que mostram os principais edificios do património comum a todos os ruivanenses. É na minha opinião uma forma muito bem conseguida de exibição cultural e de enriquecimento dos locais públicos.

2008/01/07

Pd. Dr. José Marques Pinto

O artigo que aqui hoje publico vem reavivar e até mesmo dar a conhecer a muitas pessoas, esta importante personalidade, que no passado marcou a vida de Ruivães e dos ruivanenses. Apesar de se ouvir muitas vezes o seu nome (que alías faz parte de toponimia da freguesia) as gerações mais recentes pouco sabem acerca do Padre Dr. José Marques Pinto. Assim, com este post, pretendo remoçar a memória desta ilustre figura, bem como, o papel que desempenhou em Ruivães. Quero ainda destacar que aquilo que aqui vai ser escrito acerca do Pd. Dr. Marques Pinto, é da autoria do Sr. José Oliveira Bente, profundo conhecedor de Ruivães e da sua história, pelo que lhe agradeço, mais uma vez, o inegável e valoroso contributo.

PADRE DR. JOSÉ MARQUES PINTO
Foi o pároco de Ruivães mais carismático e mais querido do último século. Exerceu a sua missão durante mais de trinta anos.
Nasceu em Águeda em 7 de Junho de 1878.
Culto e muito inteligente, conhecia os segredos do púlpito, tendo sido um orador sacro de inegável valor.
Escreveu teatro infantil que também ensaiava. Os títulos por si escritos foram, “O Auto de Ruivães”, “Fantasia”, “O nascimento do Menino Jesus”, “A Samaritana”, “Quadras Líricas”, “Livro das Rimas”.
Foi durante muitos anos capelão dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. Nos últimos anos da sua vida, também fez parte da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, exercendo o cargo de vice presidente com aprumo e rectidão.
No elenco camarário de 1935, do Dr. Francisco Alves e Joaquim Ferreira figura como terceiro elemento.
Faleceu no Hospital de Barcelos em 6 de Fevereiro de 1941. Foi sepultado no cemitério de Ruivães em campa rasa perpétua, com o seguinte epitáfio: “À memória do nosso saudoso Abade, Doutor José Marques Pinto – Homenagem da Freguesia de Ruivães”