2007/03/31

Escola de Musia de Ruivães - II Curso de Aperfeiçoamento



Com o apoio da Junta de Freguesia de Ruivães, do Centro Social e Paroquial de Ruivães e do Ruivanense Atlético Clube, realiza-se este fim de semana um concerto no Centro Social, com a participação de vários alunos da escola de musica de Ruivães e de outras escolas de várias localidades.

Serão tocados temas de M. Guliano de Tom Jackson, Mozart, Chopin, Bach, Carcassi, Tchaikowsky entre outros!

A não perder. Vêr aqui.

2007/03/29

Associação de Pesca e Caça de Ruivães


A Associação de Pesca e Caça de Ruivães, foi criada em 2004, tendo como principais actividades a caça e a pesca, como o próprio nome diz. Tem ainda um bar da associação aberto a toda a população e onde se pode ficar a saber mais acerca das suas actividades.
A sede da APCR fica na Rua do Outeiro, nº66.

2007/03/25

Noticia do "POVO FAMALICENSE"

No seguimento do anterior post que coloquei acerca da onda de assaltos que aconteceram em Ruivães, deixo a seguir transcrita, quase na integra, a noticia publicada esta semana no Povo Famalicense relativa a esse assunto.
"A bomba de gasolina da Galp de Ruivães, situada na Avenida Marques Pinto, foi alvo de um assalto à mão armada na noite da passada quarta-feira (14/3). Os larápios abordaram o funcionário, que se preparava para fechar o estabelecimento e levaram todo o dinheiro que o homem continha, cerca de 260 euros.
Segundo o gerente da bomba, Marco Costa, o funcionário terá sido abordado cerca das 22h45 por três indivíduos que se deslocavam a pé e provinham do lado de Famalicão. Os três assaltantes, que segundo a mesma fonte teriam idades compreendidas a rondar os 20 anos, encontravam-se de cara destapada. Dirigiram-se ao funcionário empunhando uma arma, quando este arrumava as mangueiras do ar e da água, intimando-o a entregar o dinheiro que tinha.
O funcionário não terá oferecido qualquer resistência, retirando cerca de 260 euros que tinha no bolso e entregando-o aos três larápios, que terão fugido a pé na direcção de onde provieram.
Segundo o gerente os jovens não tentaram levar mais nada, não chegando a entrar no pequeno escritório existente na bomba de gasolina.
A Polícia Judiciária esteve no local do assalto ainda na noite de quarta-feira passada."

2007/03/23

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ruivães

Eliminando uma lacuna relativa a anteriores posts colocados que aludem ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ruivães, aqui fica uma fotografia dos membros que dele fazem parte.
Pelo que dá para observar é uma fotografia que deve ter uns seis ou sete anos e que conta com bastantes membros.
Agradeço a gentileza do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, João Carlos Machado, que me cedeu esta foto.

2007/03/17

Associação de pais da EB1 de Ruivães.


È mais uma associação da freguesia de Ruivães que se tem esforçado, dentro das suas possibilidades e dentro da sua área de actuação fazer o melhor para que as crianças que frequentam a escola tenham melhores condições no seu percurso de aprendizagem, para isso criaram uma biblioteca, uma sala com computadores, etc.
Realizam anualmente várias festas como o S. Martinho, a festa de Natal, o desfile do Carnaval, a celebração do dia mundial da floresta, dia mundial do livro e outros eventos. Além disso tentam melhorar as infra-estruturas da melhor maneira que sabem e podem.

Na minha opinião, é um trabalho meritório que deve ser apoiado e incentivado por todos.

2007/03/15

Onda de roubos e assaltos

Até à presente data, este é com toda a certeza, o post que menos me agrada colocar no Ruivães Visivel. Mas decidi fazê-lo porque é infelizmente uma realidade com que ultimamente Ruivães se tem deparado, imensos roubos e assaltos.
Têm sido assaltadas casas comerciais e particulares, agências de seguros, associações desportivas como o GD Covenses e o RAC, a sede da Junta de Freguesia e ontem à noite um assalto à mão armada na bomba de gasolina da Galp.
É minha intenção, com este post, alertar a população levando ao seu conhecimento este tipo de acontecimentos e deste modo, tentar evitar situações que até à pouco tempo seriam impensáveis acontecer em Ruivães.

2007/03/10

Casa do Povo de Ruivães

Edifício da casa do povo de Ruivães. Desde que me lembro existe este edifício, enquanto casa do Povo. Tenho pequenas recordações de ter funcionado como centro de saúde.
Seguramente que há mais de 20 anos se encontra apenas com uma finalidade, ou seja, como sede do rancho folclórico da casa do povo de Ruivães.
Para mim é uma pena que apenas tenha essa finalidade uma vez que é um edifício no centro da freguesia que poderia e deveria ter mais funções ao serviço da população.
À esquerda deste edifício, existe ainda um salão com cerca de 400m2, inacabado, onde o rancho folclórico faz os seus ensaios e onde esporadicamente existem aulas de Karaté.
È um rico património que está mal aproveitado. Enquanto outras freguesias lutam para terem espaços do género, Ruivães felizmente tem-no, mas não o tem sabido aproveitar

2007/03/03

Procissão dos Passos





Tirei estas fotos para mostrar uma parte do percurso por onde passará a procissão dos Passos. Creio que é interessante observar as centenas de ramos que são colocados por todo o percurso, criando assim uma imagem mais solene para todo este acto de grande intensidade religiosa.

È a meu ver, um dos factores, que tornam a procissão dos Santos Passos de Ruivães tão caracteristica e que sempre atraiu milhares de pessoas para assistirem ao longo dos anos.

Noticia do "Cidade Hoje"


Noticia publicada no semanário "Cidade Hoje" de 1 de Março de 2007, onde anuncia este marcante acontecimento na freguesia de Ruivães.

2007/03/02

Cerimónia na sede da Junta de Freguesia



Chegada do Presidente da Câmara Municipal, Arq. Armindo Costa, à sede da Junta de Freguesia de Ruivães onde se realizou no passado dia 1 de Março, a cerimónia e assinatura do auto de consignação das obras de instalação da rede de saneamento básico na estrada municipal nº 510, numa extensão de 2,9 quilómetros, abrangendo as freguesias de Ruivães, Bente e Landim.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão lançou esta semana a quarta e última fase das obras de repavimentação e reabilitação da estrada municipal (EM) nº 573, que liga a cidade, a partir da Rotunda da Paz, a Oliveira de S. Mateus e Riba de Ave, passando pela Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, atravessando dez freguesias numa extensão total de 11 quilómetros.“Com esta obra fica resolvido aquele que era o maior problema rodoviário do concelho de Vila Nova de Famalicão que durava há muito tempo e que nós resolvemos em apenas cinco anos”, afirmou o presidente da Câmara, Armindo Costa, durante a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada que vai reabilitar a estrada municipal nº 573, entre as freguesias de Ruivães e Oliveira S. Mateus, atravessando S. Simão de Novais e Delães, numa extensão de 3,6 quilómetros. Este troço corresponde à quarta e última fase do plano de repavimentação da estrada e implica um investimento de 536 mil euros. A obra, cuja execução deverá demorar um ano foi entregue à empresa Dacop, SA.A modernização dos 11 quilómetros da EM 573 implicou um investimento municipal total de 2,8 milhões de euros, montante aplicado em dez freguesias que são atravessadas pela via: Antas, Abade de Vermoim, Lagoa, Seide S. Paio, Seide S. Miguel, Landim, Ruivães, S. Simão de Novais, Delães e Oliveira S. Mateus.“Com a reabilitação total da estrada municipal nº 573, que inclui pavimentação, execução de passeios e rede de águas pluviais, entre outras intervenções, teremos uma nova alternativa na ligação entre a cidade de Famalicão e a vila de Riba de Ave, melhorando consideravelmente a mobilidade entre diversas freguesias do concelho”, considerou Armindo Costa, que falava quinta-feira, na sede da Junta de Ruivães, onde também assinou o auto de consignação das obras de instalação da rede de saneamento básico na estrada municipal nº 510, numa extensão de 2,9 quilómetros, abrangendo as freguesias de Ruivães, Bente e Landim. Com um prazo de execução de três meses, a obra foi entregue à empresa Armindo Gomes, Lda. e implica um investimento municipal superior a 90 mil euros.Após a conclusão desta obra, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai lançar no terreno a pavimentação da via, em tapete betuminoso, num investimento de 545 mil euros, abrangendo as freguesias de Castelões, Ruivães, Bente e Landim, até ao concelho com Santo Tirso.