Quinta da Carvalheira
Já por diversas vezes fiz aqui referência à Quinta da Carvalheira ou também designado "Paço de Reboredo", à capela e à marca que foi deixando ao longo dos séculos
Esta propriedade passou por várias gerações e sempre teve uma grande importância na vida da freguesia, sendo referenciada como detentora de uma forte influência social, religiosa e económica na freguesia.
Em 2009 elaborei um post, concretamente no mês de Março onde coloquei a seguinte informação:
A Carvalheira que há muitos séculos fez história pela sua dimensão deu origem ao actual nome. Deixo a seguir e para finalizar uma passagem escrita por Camilo Castelo Branco no prefácio do Livro" No Bom Jesus do Monte": "Na aldeia de Rebordelo, que antigamente se chamou Reboredo, está a casa do mestre de campo Manuel Corrêa de Lacerda senhor de Farelãis e dentro do pátio tem um grande carvalho que o cobre todo, a mais formosa arvore para o intento de quantas tenho visto"
Hoje para conhecimento de todos os ruivanenses quero deixar mais algumas fotografias deste património (que por sinal se encontra à venda).
As fotografias que publico mostram pormenores do edifício que ostenta a sua arquitetura neoclássica, onde estão patentes os princípios relacionados com o racionalismo e o funcionalismo que conduziram a este ideal estético, que tinha como predilecção formas geométricas elementares e jardins esplendorosos, que certamente nos seus tempos áureos foram únicos e magníficos e refletiram o esplendor, a riqueza e a importância do Paço de Reboredo.
Como nota final espero estar a contribuir para o conhecimento, por todos, desta riqueza arquitetónica existente em Ruivães. Caso alguém tenha mais algum conhecimento acerca desta propriedade e da sua história agradeço que me contacte para poder acrescentar e divulgar para o enriquecimento cultural de todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário