"Capela de invocação à Senhora do Calvário, situada no monte do Calvário, em Ruivães. Em 15 de Setembro de 1672 o Arcebispo D. Veríssimo de Lencastre concede licença para se edificar esta capela, já estando pronta em 1674-06-26.
O abade Bento Lopes de Carvalho, nas Memórias Paroquiais de 1758, refere que esta capela ficava distante das povoações e que tinha uma nobre irmandade e que era da sua responsabilidade a organização da procissão dos Passos.
Com o decorrer dos tempos, a capela foi sofrendo alterações, nomeadamente com a construção de dois edifícios, em cada uma das laterais, sendo o do lado sul destinado à guarda de objetos relacionados com o culto e o do lado norte, para guarda de três imagens religiosas, com destaque para a do Senhor dos Passos.
O interior da capela, de uma só nave, além dos altares, possui coro-alto e púlpito. Segundo alguns autores, a talha não foi construída para o espaço onde se encontra integrada, visto haver cortes.
Celebra festividade à Senhora da Soledade (em junho) e realiza, de dois em dois anos, a Procissão dos Passos e, anualmente, a Via-Sacra, pela Quaresma."
Outras designações:
Designação: Capela de Nossa Senhora do Calvário
Designação: Capela dos Santos Passos
Designação: Capela de Nossa Senhora da Soledade
Designação: Senhor da Soledade
Cronologia:
Data inicial: 1672-09-15
Data final: 1674-06-26
Tipo data: Construção
Data inicial: 1701-01-01
Data final: 1800-12-31
Tipo data: Execução/Fabrico/Produção
Parte descrita: Integrado/Talha
Data inicial: 1971
Data final: 1973
Tipo data: Reabilitação
Justificação: Conforme se lê na epígrafe existente sobre o lintel da porta principal.
Data inicial: 1990
Data final: 1990
Tipo data: Reabilitação
Justificação: Entre outros melhoramentos, destaca-se o revestimento do teto, em madeira castanha, em forma de masseira e colocação de lajeado granitico no pavimento.
Fonte: Famalicão ID
Sem comentários:
Enviar um comentário