2007/07/19

DOMINGOS MONTEIRO

O desafio que fiz há uns meses atrás na tentativa de alguém adivinhar quem era a pessoa que em cima se exibe, não teve resultados positivos uma vez que ninguém o conseguiu fazer.
Assim sendo vou revelar de quem se trata, fazendo um pequeno relato daquilo que consegui descobrir acerca deste importante ruivanense.
O Ruivanense que em cima se exibe é Domingos Monteiro, grande benemérito da freguesia e do concelho de Vila Nova de Famalicão. Faleceu no dia 24 de Janeiro de 1926 e no relato feito pela comunicação social da altura, foi dado grande ênfase ao acontecimento porque se tratava realmente de uma pessoa muito conhecida e apelidada de “amigo dos pobres”.
Domingos Custódio Fernandes Monteiro partiu em criança para o Brasil, a exemplo de milhares de portugueses, tendo lá feito grande fortuna, à “custa de muito trabalho e porfiado labor” tendo no entanto “um modestíssimo viver sendo de uma grande magnanimidade no auxílio aos desgraçados, para os quais a sua bolsa estava sempre aberta”.
São inúmeros os exemplos da sua bondade e anoto apenas a título exemplificativo as contribuições frequentes para o Hospital, para a Santa Casa, para os presos na cadeia, foi dos principais contribuidores para a creche do lar do Comércio do Porto.
No seu testamento de grande interesse histórico, social e cultural, mais uma vez está patenteada a sua preocupação e generosidade para com os mais desfavorecidos, deixando uma grandiosa quantia monetária para a Santa Casa da Misericórdia, para a freguesia de Ruivães (Junta de Freguesia) e para os pobres.
Para a Santa Casa da Misericórdia de Famalicão, deixou uma grande quantia com a obrigação de ser construída uma maternidade a que deveria ser dado o nome de sua mãe, Rosa Monteiro. Instituiu ainda “dois prémios pecuniários no valor de 100$, para os alunos das escolas do concelho que melhor classificação obtiverem em exame, a este prémio será dado o nome de Domingos Monteiro”. È de realçar que ainda hoje a Santa Casa atribui este prémio com o nome de Domingos Monteiro.
Haveria muito mais para dizer acerca deste distinto ruivanense, mas creio que aqui não será o local indicado.
Fica no entanto no Ruivães Visível a minha modesta contribuição para divulgar este admirável ruivanense, que com as suas acções humanistas e de grande generosidade perpetuaram o seu nome e os seus feitos para sempre.

Sem comentários: