2007/07/28

FESTAS AO DIVINO SALVADOR

Mais uma vez se vai realizar na freguesia de Ruivães as tradicionais festas do seu padroeiro, Divino Salvador.
O programa das festas que em cima se exibe é bastante extenso e tem inicio no dia 3 de Agosto, com a actuação pelas 21.30 do conjunto tipico "Francisco Sousa", seguido do conjuno musical "Ramo de Olveira".
No sábado actuam a partir das 21.30 o conjunto musical "Pentagono" e pelas 23.00 o "Nel Monteiro".
No Domingo às 10.30 Missa Solene, às 15.00H procissão.
A partir das 17.00 actuam varios Rancos Folclóricos, o da Casa do Povo de Ruivães, o Rancho Folclorico de Coimbra, o de Vermil, (Guimarães) e o da Aguçadoura (Póvoa de Varzim).

2007/07/22

Treino das Escolas do RAC

Pela primeira vez no Ruivães Visivel é exibido um treino efectuado na escola do RAC/Francisco Vital. As crianças são acompanhadas pelo tecnico Joca, Prof. Tiago Cunha e pelo próprio Francisco Vital. No seguimento do post anterior, este pequeno video mostra um pouco o excelente trabalho que está a ser desempenhado pelas escolinhas do RAC. O melhor mesmo, é comparecer aos sábados de manhã nas instalações do clube e vêr pelos próprio olhos.

2007/07/21

Escola de Futebol do RAC e Francisco Vital

É com grande orgulho, que publico aqui no Ruivães Visivel em primeira mão o anuncio da escola de futebol criada entre o Ruivanense Atlético Clube e o prestigiado técnico e ex- jogador de futebol do FC do Porto e Sporting Club de Portugal, Francisco Vital.
Este é sem duvida alguma, mais um grande passo para o RAC, que assim implementa e fortalece cada vez mais a sua vocação na formação de jovens jogadores na pratica do futebol.
É uma alegria muito grande, ver as crianças a aprender a jogar aos sábados de manhã no campo sintético do Ruivanense, acompanhadas (aliás, muito bem acompanhadas) pelo Francisco Vital, pelo Joca e pelo professor Tiago Cunha.
O inicio oficial é a 1 de Setembro, mas já estão inscritas e a treinar várias dezenas de crianças, por isso não perca tempo, se quer vêr o seu filho ou familiar em boas mãos a aprender a praticar futebol com quem sabe, inscreva-o nas escolas do RAC/Francisco Vital.

2007/07/19

DOMINGOS MONTEIRO

O desafio que fiz há uns meses atrás na tentativa de alguém adivinhar quem era a pessoa que em cima se exibe, não teve resultados positivos uma vez que ninguém o conseguiu fazer.
Assim sendo vou revelar de quem se trata, fazendo um pequeno relato daquilo que consegui descobrir acerca deste importante ruivanense.
O Ruivanense que em cima se exibe é Domingos Monteiro, grande benemérito da freguesia e do concelho de Vila Nova de Famalicão. Faleceu no dia 24 de Janeiro de 1926 e no relato feito pela comunicação social da altura, foi dado grande ênfase ao acontecimento porque se tratava realmente de uma pessoa muito conhecida e apelidada de “amigo dos pobres”.
Domingos Custódio Fernandes Monteiro partiu em criança para o Brasil, a exemplo de milhares de portugueses, tendo lá feito grande fortuna, à “custa de muito trabalho e porfiado labor” tendo no entanto “um modestíssimo viver sendo de uma grande magnanimidade no auxílio aos desgraçados, para os quais a sua bolsa estava sempre aberta”.
São inúmeros os exemplos da sua bondade e anoto apenas a título exemplificativo as contribuições frequentes para o Hospital, para a Santa Casa, para os presos na cadeia, foi dos principais contribuidores para a creche do lar do Comércio do Porto.
No seu testamento de grande interesse histórico, social e cultural, mais uma vez está patenteada a sua preocupação e generosidade para com os mais desfavorecidos, deixando uma grandiosa quantia monetária para a Santa Casa da Misericórdia, para a freguesia de Ruivães (Junta de Freguesia) e para os pobres.
Para a Santa Casa da Misericórdia de Famalicão, deixou uma grande quantia com a obrigação de ser construída uma maternidade a que deveria ser dado o nome de sua mãe, Rosa Monteiro. Instituiu ainda “dois prémios pecuniários no valor de 100$, para os alunos das escolas do concelho que melhor classificação obtiverem em exame, a este prémio será dado o nome de Domingos Monteiro”. È de realçar que ainda hoje a Santa Casa atribui este prémio com o nome de Domingos Monteiro.
Haveria muito mais para dizer acerca deste distinto ruivanense, mas creio que aqui não será o local indicado.
Fica no entanto no Ruivães Visível a minha modesta contribuição para divulgar este admirável ruivanense, que com as suas acções humanistas e de grande generosidade perpetuaram o seu nome e os seus feitos para sempre.

2007/07/09

Passeio da Freguesia 2007 II










Depois de vários pedidos que recebi e no seguimento do post anterior, publico no Ruivães Visivel algumas fotografias tiradas no passeio da freguesia bem como um resumo daquilo que se passou.
Num excelente dia de sol, no passado sábado, como aqui foi publicado, realizou-se mais um passeio da freguesia.
Este ano o local escolhido foi Vale de Cambra, mais concretamente à Sra da Saúde.
No entanto antes da chegada a Vale de Cambra foi efectuada uma paragem em Arcozelo para se visitar a Santa Maria Adelaide.
A este passeio como é habitual, foram várias dezenas de ruivanenses que assim aproveitaram para passear, conhecer e ao mesmo tempo se divertirem e confraternizar num saudável convívio que se entendeu até às 19 horas. Este ano a Junta de Freguesia ofereceu um churrasco e levou uma aparelhagem para os ruivanenses dançarem e assim melhor passarem o dia.

2007/07/06

Passeio da Freguesia 2007

Mais uma vez a Junta de Freguesia de Ruivães realiza o seu passeio anual. Este ano o passeio é a Vale de Cambra, um excelente local onde as pessoas podem conviver e se divertir e ao mesmo tempo apreciar as magnificas paisagens que esta terra nos oferece. Vale de Cambra é uma "Terra de contrastes, situa-se entre a natureza bucólica da Serra da Freita e a modernidade construída a pulso por aqueles que investiram a sua visão de futuro, nas potencialidades empresariais do município.O potencial turístico deste Vale ainda por descobrir é imenso."

2007/07/03

Av. Eng. Alvaro Pimenta





A Avenida Eng. Álvaro Pimenta foi inaugurada em 14 de Dezembro de 2003 e é uma importante obra para a freguesia de Ruivães porque além de ter criado uma nova centralidade na freguesia, é um excelente e privilegiado acesso ao futuro Loteamento de Rebordelo, bem como à Igreja Paroquial.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes todos os responsáveis autárquicos da freguesia, o seu presidente, Jorge Monteiro e restante executivo, bem como o Presidente da Assembleia de Freguesia, Davide Miranda.
A Câmara Municipal esteve representada pelo seu Presidente, Armindo Costa e restantes Vereadores. A Assembleia Municipal, esteve representada pelo seu Presidente Nuno Melo. A população e vários autarcas de outras freguesias tambem marcaram presença em elevado numero.
A Avenida Eng. Álvaro Pimenta teve um custo de 250 mil euros e a sua concretização só foi possível graças à doação de uma parcela de terreno de 115 metros de comprimento e 12 metros de largura, por parte do Eng. Fernando Pimenta que assim enriqueceu Ruivães e a sua população e homenageou o seu irmão Eng. Álvaro Pimenta já desaparecido.