2006/08/10

Acerca de Ruivães

Ruivães é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,72 km² de área e 2 117 habitantes (2001). Densidade: 778,3 hab/km².

Com uma paisagem marcada pela passagem do Rio Pele, Ruivães, que se encontra situada a 8 quilómetros da sede concelhia, faz fronteira com as terras vizinhas de Bente, Carreira, Castelões, Ceide S.Miguel, Delães, Landim, Novais, Oliveira São Mateus, Requião e Vermoim.
A actual designação da freguesia Ruivães, foi adoptada em 1528 e, resulta de várias transformações linguísticas ocorridas ao longo dos séculos. Assim, esta povoação, já foi denominada de Villa Rubbi ou Villa Ribiani, significando a vila um poderoso senhor, chamado Rúbio ou Ruben. Após a Reconquista, Ruivães aparece mencionada nas Inquirições de 1220, com a designação de Sancto Salvatore de Roviães, uma freguesia que estava integrada na Abadia de Apresentação dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira. Já em 1400, adquire a denominação de Sam Salvador de Ruvhãos.
Para um quotidiano tranquilo, a freguesia dispõe, a par com uma interessada variedade de lojas, de diversos espaços de utilidade pública, tais como: sede da Junta, aberta diariamente, Pré-Primária, Escola Básica 1ºCiclo, Gabinete de Apoio à Juventude, Biblioteca Itinerante, Salão de Festas e Parque de Jogos.
Terra de gente dedicada, Ruivães tem nas suas colectividades um motivo de grande orgulho, sendo de destacar, pela vivacidade das suas acções e pela sua representatividade, as seguintes associações:

Ruivanense Atlético Clube Fundação: 1 de Agosto de 1941 Actividade: Futebol Morada: Rua do Pereiró, nº89
Centro Social-Paroquial de Ruivães Fundação: 1979 Actividade: Infantário, ATL, Centro de Dia Morada: Rua da Igreja, nº51
Agrupamento de Escuteiros nº444 Fundação: 8 de Novembro de 1973 Actividade: Escutismo Morada: Rua da Igreja, nº51
Grupo Recreativo e Cultural da Casa do Povo de Ruivães Fundação: 26 de Julho de 1982 Actividade: Folclore Morada: Rua Domingos Monteiro
Grupo Recreativo Covense Fundação: 28 de Outubro de 1991 Actividade: Futebol de Salão Morada: Rua da Cova
Moto Clube "Os Desgraçados" Fundação: 1996 Actividade: Ao serviço da Comunidade Morada: Rua Domingos Monteiro
Associação de Pesca e Caça de Ruivães Fundação: 2004 Actividade: Caça e Pesca Morada: Rua do Outeiro, nº66

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei quem teve esta ideia, mas certamente é alguém que gosta de ver Ruivães ser projectado mais alto.
Parabéns!
Continue a divulgar o que de melhor se faz em Ruivães, apesar da apatia de muitos!!!