2007/02/24

Acesso na Igreja Matriz


Achei interessante colocar no Ruivães Visivel esta foto, porque, quando se mostra a Igreja é sempre exibido o seu frontespicio.
Nesse sentido e contrariando a regra, achei curioso mostrar este acesso exterior para o coro bem como para a torre.
Além desse motivo existe outro, que é o do granito extremamente gasto daquelas sinuosas escadas, que ao descer metem um bocadinho de aflição...
Uma outra coisa que acho peculiar é a existencia de uma minuscula caixa de avisos (por sinal inexistentes) naquele sitio!

3 comentários:

Anónimo disse...

É um pormenor interessante o facto da caixa de avisos estar num local à partida tão pouco frequentado. É preciso recordarmos que quando ela lá foi colocada, estávamos no tempo em que todas (mesmo todas) as pessoas faziam do adro da Igreja o ponto de reunião (ao menos semanal, senao mais do que isso) obrigatório aquando da celebração de um acto religioso. O facto de agora ser algo de inútil, demonstra a mudança que a sociedade sofreu em relação aos hábitos das pessoas. Além disso, o coro serviu durante muito tempo nas aldeias (e ainda serve nalgumas que conheço) como o lugar onde muito gente frequentava a missa, e até numa fase recuada, só as mulheres, uma vez que os homens tinham lugar privilegiado no corpo da Igreja.
Abraço

DAVIDE MIRANDA disse...

Meu caro amigo Francisco, agradecendo primeiramente o comentário, quero desde já dizer que concordo, quase em pleno com aquilo que escreveste.
Creio inclusive que foi o melhor comentário feito num qualquer post que aqui coloquei. Fizeste uma breve, mas perspicaz, análise antropológica e mesmo sociológica dos hábitos das populações à volta de um local de concentração religiosa que convergia necessariamente numa fusão ou agregação social e de inequívoca alteridade.
Fico contente que com uma simples curiosidade da minha parte alguém se possa sentir impelido a dar a sua opinião de uma forma tão elevada e positiva.
As razões do quase, explico-te pessoalmente! Um abraço e obrigado

Anónimo disse...

o granito gasto é semelhança!!!