2008/01/07

Pd. Dr. José Marques Pinto

O artigo que aqui hoje publico vem reavivar e até mesmo dar a conhecer a muitas pessoas, esta importante personalidade, que no passado marcou a vida de Ruivães e dos ruivanenses. Apesar de se ouvir muitas vezes o seu nome (que alías faz parte de toponimia da freguesia) as gerações mais recentes pouco sabem acerca do Padre Dr. José Marques Pinto. Assim, com este post, pretendo remoçar a memória desta ilustre figura, bem como, o papel que desempenhou em Ruivães. Quero ainda destacar que aquilo que aqui vai ser escrito acerca do Pd. Dr. Marques Pinto, é da autoria do Sr. José Oliveira Bente, profundo conhecedor de Ruivães e da sua história, pelo que lhe agradeço, mais uma vez, o inegável e valoroso contributo.

PADRE DR. JOSÉ MARQUES PINTO
Foi o pároco de Ruivães mais carismático e mais querido do último século. Exerceu a sua missão durante mais de trinta anos.
Nasceu em Águeda em 7 de Junho de 1878.
Culto e muito inteligente, conhecia os segredos do púlpito, tendo sido um orador sacro de inegável valor.
Escreveu teatro infantil que também ensaiava. Os títulos por si escritos foram, “O Auto de Ruivães”, “Fantasia”, “O nascimento do Menino Jesus”, “A Samaritana”, “Quadras Líricas”, “Livro das Rimas”.
Foi durante muitos anos capelão dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. Nos últimos anos da sua vida, também fez parte da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, exercendo o cargo de vice presidente com aprumo e rectidão.
No elenco camarário de 1935, do Dr. Francisco Alves e Joaquim Ferreira figura como terceiro elemento.
Faleceu no Hospital de Barcelos em 6 de Fevereiro de 1941. Foi sepultado no cemitério de Ruivães em campa rasa perpétua, com o seguinte epitáfio: “À memória do nosso saudoso Abade, Doutor José Marques Pinto – Homenagem da Freguesia de Ruivães”

Sem comentários: