
No dia 28 de Dezembro, pelas 21.00 horas, está marcada mais uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Ruivães.


Inserido no programa municipal “Mudar de Casa, Mudar de Vida”, na sua vertente de infra-estruturação de terrenos para futura venda e promoção directa de habitação, o loteamento habitacional para a denominada «Quinta de Rebordelo» na freguesia de Ruivães, ocupando uma área de 60.000 m2, contempla a infra-estruturação de 73 lotes, destinados à construção de 70 moradias unifamiliares isoladas e 3 edifícios multifamiliares.





Esta informação pode ser consultada no seguinte endereço;
www.cm-vnfamalicao.pt/noticias/desenv_noticias.php?ntid=1655


"José Afonso Bastos, da freguesia de Ruivães, foi o grande vencedor do XIX concurso Jogos Florais de Vila Nova de Famalicão / VII Jogos Florais Prof. Lopes Correia 2006, promovido pelo departamento de Educação e Cultura da autarquia famalicense.O desafio subordinado ao tema “Tenho Asas p’ra voar” distinguiu com o primeiro prémio a quadra popular “Sou gaivota deste mar; ora belo, ora medonho; tenho asas p’ra voar; vou na vida atrás do sonho!”. O vencedor recebeu o valor pecuniário de 350 euros" in site oficial da CM de V.N. de Famalicão
Numa reportagem feita pelo jornal "Opinião Pública" publicada a semana passada, é dado relevo ao RAC e aos seus objectivos para a época que agora começa.
A escola de música de Ruivães comemorou o dia mundial da música no dia 8 de Outubro com um concerto realizado com a orquestra ligeira “Alla Breve” do Grupo Recreativo e Musical Banda de Famalicão.


Pintura exibida em Ceide, no Centro de Estudos Camilianos. É acompanhada de um excerto retirado de "Aquela casa triste", onde é realçada a qualidade da banda de musica "Os Paivas", comparativamente a outras.
A visitar e a lêr.



Camilo Castelo Branco, vivendo na freguesia de Ceide S. Miguel, nas suas incursões, andou pelas freguesias vizinhas, incluido a freguesia de Ruivães, procurando histórias para os seus romances, nomeadamente as novelas do minho. Destaco essencialmente "Aquela casa triste" que relata uma histórica veridica passada em Ruivães, descrevendo a infelicidade do "Africano".



Este será o inicio de um Ruivães mais visivel, pelo menos ao nivel de informação acerca daquilo que se passa de mais importante na freguesia. Este blogue é certamente mais um que existe na blogosfera. No entanto, e pelo que tenho conhecimento, é o único dedicado à freguesia de Ruivães.
Porquê um blogue com este conteúdo?
Porque cada um pode criar um blog sobre aquilo que se interessa. Gosto da minha terra e alem disso acho que existem muitas coisas que podem e devem ser mostradas, dadas a conhecer, relembradas, acerca desta terra, nesse sentido a origem do Ruivães Visível.
Pessoalmente gosto muito de conhecer a história, as tradições, as personalidades que num passado mais ou menos recente se destacaram e fizeram algo de positivo por Ruivães.
A informação que aqui coloco, é obviamente uma informação que considero interessante. O Ruivães Visivel não é nenhum blogue oficial, por isso não tenho pretensão de substituir qualquer organismo oficial que tenha, eventualmente, de prestar essas informações.
Apenas criei o blogue, no intuito de dar a conhecer algumas coisas acerca de Ruivães nas mais variadas areas que eventualmente possam interessar, por isso certas informações/dados históricos que possa colocar podem estar truncadas, pelo que agradeço a quem queira participar dando sugestões, ou mesmo, contribuir com elementos a divulgar.